segunda-feira, junho 14, 2004

CANSEI!!!

.

Em momento algum passou pela minha cabeça fazer do Psicotópicos um blogue de lamentações. Mas, as circunstâncias me obrigam a dizer: ta punk! A insatisfação tomou conta de mim. Não agüento mais esta cidade, não agüento mais a falta de perspectivas, estou de saco cheio da rotina, cansei de esperar e concordo com Baudrillard: a troca é impossível. Não há compreensão entre os seres humanos. A imbecilidade está tomando conta de tudo e de todos, inclusive de mim. Está tomando conta da universidade, dos governos, dos partidos, dos religiosos, das mulheres, da televisão, da vida e da morte. Está tudo podre em Guarapari e no mundo. Mas Guarapari está pior, porque Guarapari é a promessa, é o quase, é a punheta. É o desejo que não se pode saciar por completo. Guarapari é o incompleto, o vazio, o que está para nascer – há anos – e não nasce. Guarapari é espera. É esperma: uma porra.

Eu sei que vocês discordam, mas eu, eu estou puto. Estou puto e preciso vomitar isso tudo.

Não adianta ter esperanças: elas só servem para nos manterem parados nos mesmos lugares. Não adianta ter paciência: ela nos prende também. Não adianta. Não adianta gritar, escrever em blogues ou tentar mobilizar. Não adianta. A vida, assim, é morte.

Cansei dos políticos escrotos que comandam esse lixo. Cansei dos turistas imbecis, que não trazem um centavo pra cá e não contribuem nem com um pouco mais de cultura. Cansei dos quiosques, a única opção dos fins de semana. Cansei das mesmas boates, mas mesmas mulheres vazias, dos mesmos homens babacas. Cansei do calor do verão e do frio insosso do inverno. Cansei das Ongs estúpidas, politiqueiras e caça-níqueis. Cansei das boas idéias que morrem antes de tomar corpo. Cansei de beber nos mesmos bares, de respirar os mesmos ares. Cansei de esperar o dia que meu trabalhos será reconhecido ou, pelo menos, o dia que os elogios venham a se transformar num retorno, em algo concreto, algo que vá além das palavras. Cansei. Cansei de esperar. Cansei dos mesmos nomes, há décadas comandando essa política de merda. Cansei das potencialidades que nunca ser realizam. Cansei de ouvir que “Guarapari é uma cidade maravilhosa”. Maravilhosa é o caralho! Mais dois anos de apatia e essa porra some do mapa! Casei de não ouvir nada. Cansei das bandas que se formam, de deformam, e des-formam como se fosse a coisa mais normal do mundo. Cansei dos talentos desperdiçados e dos conformismos. Cansei dos que se acostumaram a viver à mingua e acham que isso é regra. Cansei de pensar que somos melhores, quando na verdade somos escória: basta mudar o foco. Cansei de pensar que somos os piores também, porque, puta-que-pariu, pelo menos percebemos certas coisas. Cansei. Cansei de Guarapari e do Espírito Santo, com o seu “combate à corrupção”. Cansei dos debates na Assembléia e da ilusão de que “agora a coisa vai”. Cansei da hipocrisia. Cansei de mim, e da minha verborragia vazia. Cansei dos meus textos, dos meus sonhos de padaria e dos meus projetos engavetados. Cansei da frustração e cansei da apatia. Cansei do Rio Grande do Sul e de seu tradicionalismo ultrapassado, seu racismo disfarçado e seu sotaque carregado. Cansei dos Porto Alegrenses e seu pseudo-europeísmo. Cansei dos colorados – com seu fanatismo – e dos gremistas, com seu pedantismo. Cansei dos corinthianos, com sua mania escrota de destruir ônibus e espancar jogadores – admitam, seu imbecis, seu time é uma MERDA! Cansei dos flamenguistas e sua falta de vergonha na cara pra admitir que o tempo do mengão já passou. Cansei dos vascaínos com seus vice-campeonatos. Cansei de mim mesmo, do jeito que sou. Cansei de minha confiança no amanhã, de minha impressão de que estou no caminho certo, do meu mau-humor e dessas tentativas estúpidas de agradar todo mundo – o que nunca funciona. Cansei de esperar visitas no blogue, de responder comentários, de acreditar que a internet vai dar voz aos excluídos. É tudo mentira. Vai continuar tudo a mesma merda. Cansei do pessimismo e do otimismo. Cansei dos evangélicos e seus aleluias. Cansei do espetacularismo do cinema americano, da paradeira do cinema francês e da mendicância por reconhecimento do cinema brasileiro. Cansei. Cansei dos professores que não inovam, que não conseguem ver muito além do próprio nariz. Cansei. Cansei dos que acham que fazem a sua parte – por mais que se faça, nunca será suficiente: quem diz isso, mente. Cansei de esperar por um mundo melhor. Cansei. Cansei de buscar ser coerente. No fundo, ninguém é. Cansei de ser sensato, de ter bom gosto e bom senso. Cansei. Cansei de andar cansado. Cansei de escrever. Estou de saco cheio. E chega!

|