sexta-feira, janeiro 30, 2004

Recortes Psíquicos
Maioria dos formandos reclama dos cursos de graduação
Folha On Line
13/01/2004 - 14h56


A maioria dos estudantes que fez o Exame Nacional de Cursos, o Provão, em 2003 não gostou do resultado da graduação. Para 56% dos alunos, eles deveriam ter sido mais exigidos pelas instituições. Outros 38% consideraram que a dificuldade foi na medida certa, enquanto 6% queriam menos exigência.

O levantamento foi feito a partir do questionário socioeconômico do Provão, respondido por 390 mil formandos e divulgado hoje (13/1) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), órgão do Ministério da Educação. Participaram da avaliação 26 áreas de graduação.

O curso que teve o maior índice de queixa foi jornalismo: 73% dos alunos queriam ter sido mais exigidos; o menor nesse tópico foi engenharia mecânica, com 37,5%.

Apenas uma área teve maioria na opção "medida certa": fonoaudiologia, com 50,7%.

"Essa é uma pesquisa de percepção. Não necessariamente todos esses alunos não estão bem preparados", comentou o diretor do Inep, José Marcelino de Rezende Pinto.

"O estudante, no momento da avaliação, está saindo da nobre área dos graduandos e pode vir a ser mais um desempregado", apontou o diretor.

|