sexta-feira, janeiro 30, 2004

Psico Tópicos
Reforma Universitária


Que o Brasil precisa de uma reforma universitária, acho que ninguém duvida. Que a universidade, no país, tem cada vez menos força, autonomia e, ao mesmo tempo, continua extremamente elitista, acho que grande parte da sociedade também está de acordo.

Um grupo coordenado pela filósofa Marilena Chaui vai entregar ao governo em fevereiro (logo, logo) uma proposta de reforma universitária. Segundo matéria da Folha (on line), a proposta defende uma maior autonomia para as universidades como saída para superar a crise enfrentada pelo ensino superior do país. Entre as medidas propostas para aumentar a autonomia está no repasse dos fundos para pesquisa (Capes, CNPq, etc.) para serem administrados pelas universidades, bem como a redução dos poderes do MEC na definição das Grades Curriculares dos Cursos

Talvez a proposta do grupo ajudasse a diminuir a burocracia que impede a realização de muitas pesquisas no país. Mas eu disse talvez porque há outros olhares possíveis para essa questão. É algo que vale a pena discutir (ou pelo menos acompanhar de perto o que os outros estão discutindo).

A matéria da folha está disponível na versão on line do jornal (clique aqui).
(Se alguém não conseguir acessar por meio do link, deixe o e-mail no comments que eu envio o texto).

|